O rosto fica vermelho e ocorre transpiração excessiva, pois a temperatura da pele sobe, repentinamente, 7-8 graus. A temperatura geralmente retorna ao normal dentro de 30 minutos. Use roupas leves, em camadas e feitas de fibras naturais. Fibras sintéticas retêm o calor e o suor durante uma onda de calor, fazendo com que este sintoma seja ainda mais desconfortável.
Fibras naturais, como algodão ou lã, proporcionarão mais ventilação e manterão o seu corpo mais fresco, absorvendo a umidade do seu corpo e refrescando-o naturalmente. Outra opção é usar um suéter grosso, que permita o fluxo de ar mantendo, ao mesmo tempo, o calor depois que a temperatura do corpo voltar ao normal. Tente levantar-se, abanando discretamente a parte inferior da sua blusa, ou faça uma caminhada lenta para deixar o ar circular ao redor do seu corpo. Considere usar blusas de gola V ou com decotes baixos que possam funcionar como um efeito chaminé; se você abanar a parte inferior da blusa, o calor sobe, levando ar frio para cima.
Se você está tendo ondas de calor, mantenha um diário para controlar quando elas acontecem. Você pode ser capaz de usar essa informação para ajudar a descobrir o que as provoca.
Evite cafeína, álcool e alimentos picantes (consumo excessivo de álcool também vai acelerar a osteoporose). Para algumas mulheres, o distúrbio emocional é um pavio para as ondas de calor, enquanto que para outras, os pavios são refeições muito quente, locais muito aquecidos ou uma cama quente.
Tente fazer uma respiração lenta e profunda para combater a onda de calor (seis respirações por minuto).
Tome medidas para combater a osteoporose. Haverá uma rápida perda de massa óssea nos primeiros 3-5 anos após a menopausa. Se você não tomar bastante cálcio ao longo de sua vida, na meia-idade a densidade da sua massa óssea já estará parcialmente desgastada e você estará muito mais perto da osteoporose. Você precisa de 1.200 a 1.500 miligramas de cálcio por dia, se você tiver mais de 50 anos de idade. Fontes alimentares de cálcio: leite e iogurte de baixa gordura e sem gordura, queijos duros, couve, tofu, cereais e suco de laranja enriquecido com cálcio, sardinha, salmão (com espinhas) enlatado.
Suplementos de cálcio: carbonato de cálcio (por exemplo, Sandoz), citrato de cálcio (é melhor absorvido e causa menos constipação).
Para a vitamina D, você precisa de 0,01 mg diárias até os 70 anos de idade e de 0,2 mg dos 70 anos pra cima.
Fontes alimentares: leite e cereais fortificados, ovos, óleo de peixe, salmão, arenque, fígado.
Sua melhor fonte de vitamina D é o sol. Sempre que possível, exponha a sua pele (sem protetor solar) à luz do sol durante 15 minutos por dia.
Proteína. Obtenha 15% - 20% de suas calorias diárias de fontes de proteína animal (carne, aves, ovos e queijo) para promover a densidade mineral óssea - fontes de proteína vegetal não servem como proteção.
Manutenção da saúde vaginal. Com menos estrogênio em seu sistema, você pode achar que as paredes de sua vagina tornaram-se mais secas e menos elásticas, o que pode fazer você sentir dor e incômodo.
Permaneça sexualmente ativa. Isto pode ajudar a prevenir que as paredes vaginais fiquem menos espessas, e pode também preservar a elasticidade da vagina. Para a secura vaginal, use hidratantes e lubrificantes à base de água. Faça exercícios de Kegel para fortalecer os músculos da vagina e da pélvis.
Mantenha um estilo de vida saudável em geral. Se você precisava de uma boa razão para finalmente entrar em forma, largar os hábitos pouco saudáveis e melhorar a sua dieta, os sintomas da menopausa podem ser esta razão. Pare de fumar. O fumo pode causar menopausa precoce e acelerar a perda de massa óssea. Controle os fatores de risco de doenças cardíacas - pressão arterial e colesterol. Faça uma dieta com baixo teor de gordura.Exercite-se regularmente, especialmente exercícios de resistência para fortalecer os ossos.
Considere os benefícios e os riscos de tratamento sob prescrição. A combinação de terapia hormonal (TH) ou terapia de reposição hormonal (TRH) (ou somente de estrogênio, se você já não tem o útero) pode reduzir os sintomas da menopausa e ajudar a prevenir a osteoporose, porém, o HT pode, a longo prazo, aumentar o risco de doenças do coração, câncer de mama, coágulos e derrame; terapia somente com estrogênio pode aumentar o risco de coágulos sanguíneos e derrames. Os antidepressivos podem ser prescritos para alterações de humor e insonia. Clonidina e gabapentina podem ser prescritos para reduzir as ondas de calor.
Considere os tratamentos alternativos. Acupuntura, exercícios de relaxamento, plantas medicinais como linhaça, ginseng, pimenteiro-silvestre, raiz de angélica, erva-de-são-cristóvão, sálvia e valeriana são algumas plantas que podem ajudar aliviar os sintomas da menopausa.
A proteína de soja encontrada em alimentos à base de soja e no leite de soja pode ajudar a reduzir as ondas de calor.