|
Fotografia José Maria Silveira |
Um fator é a falta de esclarecimento sobre o que esta envolvido no casamento, prova de que poucas pessoas tem esse conhecimento ficou evidente num estudo realizado pelo projeto nacional sobre casamento realizado pela RUTGERS.
"Muitos neste estudo foram criados por pais infelizes no casamento ou divorciados", relatam diretores do projeto. Sabem exatamente o que é um mau casamento, mas não tem tanta certeza de como é um bom casamento. Alguns só conseguem descrever um bom casamento como o oposto do casamento de seus pais.
Obviamente, qualquer casamento entre duas pessoas terá problemas, mas é possível obter ajuda. tanto marido como esposa podem melhorar seu relacionamento colocando em prática bons princípios.
Imagine uma casa em mau estado de conservação. A pintura está descascando, há buracos no telhado e o gramado esta cheio mato, essa construção suportou longos anos e foi prejudicada pela negligência. Deveria ser demolida? Não necessariamente, depois de uma completa avaliação, é possível que a casa possa ser reformada.
Acha que há alguma semelhança entre a situação dessa casa e seu casamento? Ao longo dos anos pode ser que um de vocês, ou ambos, tenha sido um pouco negligente deixando de da a necessária atenção a talvez pequenos detalhes, e sente que não existe nada em comum, a não ser o fato de estarem casados.
Mesmo que seu casamento esteja nessa situação, não conclua logo que não tem mais solução. Provavelmente pode ser salvo. Depende muito do grau de comprometimento entre você e seu cônjuge. O comprometimento pode dar estabilidade ao casamento em períodos turbulentos. mais o que é comprometimento? É o que iremos analisar, como o comprometimento e o senso de obrigação podem fazer a diferença numa vida a dois.