|
State of Rhode Island |
Um dos problemas que sem duvida o envelhecimento vai nos trazer é a perda da sensibilidade auditiva resultante das alterações degenerativas e fisiológicos decorrentes do avanço da idade.
As experiências sonoras fazem parte do nosso dia-a-dia, Você tem dificuldades em se comunicar com seus familiares? E durante as suas atividades de lazer, assistindo TV, ouvindo música, conversando com os amigos?
Sintomas
Redução na percepção da fala.
Isolamento social e familiar.
Incapacidade auditiva em situações comuns, como ir a Igreja, ao teatro, ou assistir televisão, dificuldade em ouvir sinais de alerta.
Caso você tenha se identificado com algumas dessas situações, existe a possibilidade de você ter uma perda auditiva.
Uma pessoa com perda auditiva muitas vezes sofre por perder momentos importantes do seu dia-a-dia. Isso pode causar irritação, frustração e até mesmo tristeza devido a dificuldade de comunicação.
A abordagem mais indicada para minimizar os efeitos devastadores da deficiência auditiva na terceira idade é a utilização de aparelhos auditivos. Nesse caso será necessário consultar um médico especialista.
Quanto mais cedo for iniciada a reabilitação auditiva, menores serão os prejuízos causados pela perca da audição.
Fique atento a algumas dicas para prevenir a perda precoce da audição:
Não tome remédios sem consultar o médico, eles podem prejudicar a sua audição, não coloque nada no ouvido sem orientação médica.
Não coloque objetos pontiagudos como palitos e grampos, e ate mesmo o cotonetes exigem o maximo cuidado, o ideal é usar somente a ponta da toalha.
O uso inadequado de fones de ouvidos pode afetar sua audição, tenha cuidado com som muito alto e avalie periodicamente sua audição e fique atento à presença de zumbidos, dor de ouvido, coceira, secreção, sensação de ouvido tapado, intolerância a sons intensos. Estes sintomas pode indicar que existi algo errado.