Fonte:
Wiki Men
À medida que envelhecemos, nossa pele perde a umidade e elasticidade, tornando-a propensa a rugas. Dermatologistas têm muitas ferramentas para lidar com essas pequenas linhas que marcam a passagem do tempo. Eles incluem receita de cremes, peelings químicos, e Botox. Mas, talvez, a melhor opção é a de proteger a sua pele tal como ela é.
Não ponha a culpa em seus genes. É verdade que algumas pessoas envelhecem mais graciosamento do que outros. E enquanto os cientistas estão começando a ganhar uma compreensão mais profunda de como a genética influencia o processo de envelhecimento, eles também estão descobrindo o quanto suas escolhas de estilo de vida pode afetar seus genes. Seus genes regulam apenas 30% de como você envelhece, os outros 70% é com você.
Comece por proteger a sua pele do sol. Conforme você envelhece, os genes que controlam a inflamação, a produção de colágeno e força e capacidade da sua pele a reter a água, começam a se comportar de uma forma que incentiva a formação de rugas. Essas mudanças são causadas por mutações. Um estudo mostrou que a pele envelhecida que não tinha sido exposta ao sol tinha cerca de 3800 mutações genéticas, ao passo que a pele que foi exposta ao sol tinha cerca de 10.000 mutações nos mesmos genes. Assim, se o risco de câncer de pele não é suficiente para levá-lo a usar chapéus e protetor solar, deixe a vaidade persuadi-lo. A vitamina D vem do sol e é absorvida através da pele, portanto tome cuidado para não ficar pouco tempo debaixo do sol e acabar sem essa vitamina.
Quando os raios UV são absorvidos pela pele, eles criam os radicais livres, que são moléculas voláteis. Esses radicais livres podem trancar em seu DNA e fazer as mutações que causam rugas. Os antioxidantes ajudam o corpo a se defender contra os radicais livres. Coma alimentos e beba bebidas que contêm antioxidantes (romãs, açaí, mirtilos, chá verde) e use cremes ou hidratantes que contenham estas substâncias.
Use óculos de sol regularmente. Não só os óculos escuros protegem a pele delicada ao redor de seus olhos do sol, mas também vai ajudar a prevenir o estrabismo, que contribui diretamente para rugas.
Pare de fumar. Fumantes pesados tem quase cinco vezes mais chances de mostrar enrugamento excessivo que os não fumantes. Nem precisamos citar outros males que o cigarro causa, não é?
Expressões mais animadas significam mais rugas. Pode ser difícil, mas tente acabar com a testa franzida, elevação da sobrancelha e o apertar dos olhos. Não pare de sorrir ou rir, no entanto. Um sorriso verdadeiro faz os pés de galinha ao redor dos olhos, mas o poder da alegria sincera contra as rugas pode ser mais forte do que os efeitos de não sorrir.
Seja feliz. Em um estudo de gêmeos idênticos (isto é, pessoas com os mesmos genes), os pesquisadores descobriram que os homens divorciados pareciam mais velhos do que seus gêmeos casados ou viúvos, e os que tomam antidepressivos pareciam mais velhos do que seus gêmeos que tomavam. Não está claro se os antidepressivos ou a depressão por si só provoca envelhecimento, mas esses resultados sugerem que estar em um relacionamento feliz e ter uma visão otimista e uma abordagem tranquila à vida pode evitar rugas. No mínimo, ser feliz vai ajudar você não se importar tanto com as rugas!
Consulte um médico quando produtos de beleza comuns não funcionarem para minimizar as rugas e se você estiver incomodado por suas rugas indomáveis. E não deixe sempre de fazer o acompanhamento com o dermatologista para assim, manter sua pele saudável.