Fonte:
WikiMen
O tom pode ser alegre ou aconchegante, mas o importante é saber como combinar a cor no ambiente escolhido e qual a melhor tinta para cada tipo de situação.
Com as várias opções à venda e a maior receptividade dos clientes, decoradores e arquitetos contam que se sentem mais confortáveis na hora de propor inovações. "Cores 'clean' não são mais carros-chefe. Uso tons que deixam o ambiente aconchegante e que quebram a monotonia", afirma o arquiteto Gerson Dutra de Sá.
Os fabricantes de tinta divergem sobre quais cores estão puxando essa tendência, mas todos concordam que o brasileiro está usando tons mais fortes e alegres na hora de pintar a casa.
"Troquei o bege pelo vermelho. Minha sala ganhou vida. Os quadros só ganharam destaque depois da pintura", afirma a empresária Vanessa Moura. Pela proximidade da parede com a sacada, ressalta, a luz natural deixa a cor com um tom diferente durante o dia. "Fica goiaba e, à noite, vermelho intenso. Essa variação não deixa enjoar."
A iluminação natural e as lâmpadas fluorescentes valorizam os tons de azul, e a incandescente, as cores da família do amarelo. As demais podem mudar diante de qualquer luz, então a dica é testar a cor em todas as paredes que serão pintadas e ver se o resultado agrada tanto durante o dia quanto à noite.