Fonte:
Wiki Noticia
A insônia é um dissonia caracterizada pela dificuldade em iniciar e/ou manter o sono e pela sensação de não ter um sono reparador durante pelo menos um mês causando prejuízo significativo em áreas importantes da vida do indivíduo.
A insónia é geralmente relacionada com uma variedade de problemas de saúde, incluindo:
Artrite, Asma a insuficiência cardíaca causada por problemas respiratórios problemas de tireoide doenças neurológicas como Parkinson ou Alzheimer
Outras causas da insônia
A insônia pode ocorrer durante a gravidez , especialmente durante o primeiro e terceiro trimestres. Este problema pode retornar durante a menopausa, quando as eliminatórias interromper uma boa noite de sono. Tanto os homens como as mulheres tendem a sofrer de problemas de sono. Aqueles que trabalham em turnos rotativos e quem viaja de avião muitas vezes pode desenvolver um distúrbio do ritmo, relacionado com o "relógio interno" que regula o sono, a produção de hormônios e outras funções corporais.
Apnéia do sono
Aqueles que sofrem deste distúrbio têm episódios onde eles param de respirar várias vezes durante o sono. Estas pausas duram alguns segundos e causar uma mudança de sono leve, sono profundo. Estas falhas podem causar sonolência durante o dia. Muitas pessoas que sofrem com isso não sabem que eles têm. O ronco é um sinal de alerta comum, e que pode nos dizer sobre problemas respiratórios do sono.
Fatores de risco para a apnéia do sono
É muito comum no homem acima do peso, com mais de 65 anos de idade. Aqueles de origem hispânica e Africanos têm um fator de risco maior do que os brancos de desenvolver esta condição. Embora seja mais comum em adultos, por vezes, ocorre em crianças pequenas.
Síndrome das pernas inquietas
É desconfortável e necessidade de mover as pernas em um estado de repouso. O problema é geralmente pior durante a tarde e à noite. Podem prejudicar a capacidade de dormir. Outros experimentam uma espécie de tique nervoso nas pernas que podem chegar a despertar.
O tratamento é bastante amplo, englobando desde a modificação dos hábitos inadequados para dormir até o tratamento da causa da insônia com medicamentos antidepressivos nos casos de depressão; e outros medicamentos; e psicoterapia em alguns casos. É necessário buscar a causa da insônia para cada um.
Algumas recomendações do que se pode fazer para insônia são: tomar um chá calmante como o de maracujá ou de
hipericão; evitar ficar muito agitado pouco antes de dormir; procurar ir deitar-se e levantar-se sempre ao mesmo horário todos os dias; evitar o consumo de alimentos estimulantes como coca-cola, café e chá mate assim como refeições indigestas a noite.
Quando a insônia torna-se frequente e isto compromete a qualidade de vida do indivíduo recorrer ao uso de remédios fitoterápicos como a valeriana pode ser de grande ajuda, mas quando nem mesmo isto é suficiente, o uso de ansiolíticos ou antidepressivos receitados por médico especialista.