Fonte:
Wiki MenO problema do alcoolismo afeta cada vez mais a saúde do homem e a paz de muitas famílias. Embora os problemas relacionados ao consumo exagerado de bebida afetem mais a saúde do homem, é crescente o número de mulheres que têm apresentado dependência do álcool.
É comum a ideia de que o problema alcoolismo esteja intimamente ligado à falta de caráter, falta de força de vontade e outros juízos de valor, mas é preciso entender que perder o controle do ato de beber é uma doença grave e que pode estar relacionada com inúmeros problemas de auto-estima, distúrbios psicológicos, e até predisposição genética. Além disso, o ato de beber compulsivamente também tem como causa a dependência física e os sintomas de abstinência que acometem os alcóolatras depois de algum período sem beber.
Mas como identificar se o ato de beber é uma mera opção de vida social ou se já se transformou em um distúrbio? Se você conhece alguém que tem problemas com alcoolismo já deve ter presenciado alguns sintomas desagradáveis relacionados à falta de bebida no organismo. Esses sintomas mostram que o organismo já se acostumou a funcionar com a regularidade da ingestão de álcool, e são o indicativo de que já há dependência física.
Os principais sintomas físicos da abstinência alcoólica são: suor frio, tremores, crises de alucinações e convulsões. A síndrome da abstinência de álcool também traz prejuízos de ordem psicológica como ansiedade, irritabilidade, agitação extrema, agressividade e descontrole emocional.
Se você tem algum parente passando por essa situação, o melhor que pode fazer para ajudá-lo é oferecer apoio, atenção e compreensão nesse momento difícil.
A superação de dependências é um processo lento e que precisa receber orientação médica e psicológica. Existem medicamentos que podem ajudar o paciente a superar os sintomas iniciais e seguir na determinação de parar com a bebida. Grupos de ajuda também costumam ser eficientes para superar o alcoolismo.